Como vender mais na internet, aprenda em 9 passos

Como vender mais na internet, aprenda em 9 passos

Como vender mais na internet, vou lhe contar um fato: Há um tempo atrás, eu conheci uma americana casada com um brasileiro, amigo meu, e ela vendia apenas lenços de colocar no pescoço em seu e-commerce. Ela tinha somente cinco modelos diferentes e surpreendentemente havia faturado US$ 250 mil dólares (em torno de R$ 937.500,00 reais) no primeiro ano de vendas pela internet. Mas porquê deste sucesso?

Conversando um tempo com ela, descobri como vender mais na internet, através de algumas estratégias usadas e apliquei alguns conhecimentos dos meus 20 anos de marketing para criar 9 estratégias que irão lhe ensinar como vender mais pela internet.

Irei te ensinar as 9 estratégias de marketing comprovadas que farão seu e-commerce crescer mais de 50% em vendas, contudo não estamos falando de funil de vendas e sim de ações inteligentes de marketing que deram certo com outras pessoas e clientes meus.

Como vender mais na internet

O que iremos ver neste artigo?

  1. LEAD MAGNET
  2. Histórias que vendem
  3. Upsell, downsell e cross sell
  4. Publicidade
  5. Descontos
  6. Automação de e-mail
  7. Carrinho abandonado
  8. Compra otimizada
  9. Indicação

Vem comigo que vou te explicar cada estratégia e dar exemplos que deram certo.

LEAD MAGNET – Foque em um produto IMÃ

Em primeiro lugar, a dica que tenho para te falar em como vender mais na internet é: foque a divulgação em um produto. Antes de mais nada, tenha um produto imã que irá atrair os compradores para sua loja.

Este produto imã, é o que vai atrair seus clientes e fazer com que ele compre outras coisas em seu site.

Algumas pessoas pensam que é preciso ter milhares de produtos, como os grandes marketplaces, para ter sucesso em vendas, todavia muitos produtos demandam mais investimento em divulgação e gasto com estoque. Tenha poucos produtos e que eles sejam relacionados.

Como disse acima, conheci há algum tempo, uma americana casada com um brasileiro que vendia apenas lenços em seu e-commerce.  Eram somente cinco modelos diferentes e surpreendentemente havia faturado US$ 250 mil dólares (em torno de R$ 937.500,00 reais) no primeiro ano de vendas pela internet.

Você deve estar pensando: puxa, se ela tivesse mais produtos estaria rica!

Engano seu, mais produtos requer: mais produção, mais investimentos, mais publicidades e mais dores de cabeça!

É mais fácil vender para uma pessoa que já comprou um produto seu, do que ficar oferecendo vários produtos para quem nunca comprou de você e nem te conhece. Vamos lá que vou te ensinar como vender mais na internet

Tenha uma linda história para o seu produto ou empresa

Histórias vendem e as pessoas se apaixonam por ela.

Voltando ao caso desta americana que vendia lenços, ela comprava a matéria prima no Brasil e revendia nos EUA, no entanto ela contava a história de como aquele produto tinha nascido e misturava um conto um pouco místico e artesanal do produto.

Mas como??

Ela conseguia mostrar o valor agregado no seu produto, em outras palavras, as pessoas enxergavam aquele lenço como algo único, inalcançado e feito por mãos que estavam a milhas e milhas de distância do comprador, talvez em um vilarejo no Brasil do qual ela teria trazido em sua recente visita ao país, desse modo, fazendo com que a cabeça da pessoa que comprasse ia além daquilo que qualquer um poderia imaginar.

O produto passava a ser mais desejado e com o valor dele mais do que incontestável. As pessoas, simplesmente pagavam 50 dólares (em torno de 187 reais) por um lenço de pescoço.

Praticando upsell, downsell e cross sell

Antes de mais nada, você sabe o que é upsell, downsell e cross sell?

Upsell é uma técnica de vendas em que um vendedor induz o cliente a comprar itens mais caros, upgrades ou outros complementos, na tentativa de fazer uma venda mais lucrativa.

Downsell é uma nova oferta para capturar um cliente que se interessa pelo produto, mas não tem condições financeiras de fazer a aquisição. A famosa parcelinha que cabe no bolso ou desconto.

Cross sell é uma técnica de marketing que oferta um produto complementar ao que o cliente decidiu comprar para aumentar o faturamento do negócio.

Minha dica é que você monte este mix em seu e-commerce e ofereça upgrades ou melhorias no produto que a pessoa está comprando. Por exemplo, se você vende calçados, você pode oferecer uma palmilha mais confortável para vir junto ou ainda um cadarço extra.

Oferecendo outros produtos e upgrades, como resultado você irá aumentar o seu ticket médio.

Publicidade

Invista em publicidade na internet, facebook ads, google ads, instagram e e-mails, desse modo você irá divulgar sua loja ou o produto imã para que as pessoas lhe conheçam e acessem seu e-commerce.

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Desconto para testemunho ou assinar o mailing

O mais importante de uma empresa, é seu cadastro de cliente. Bole uma ação na qual dará descontos para pessoas que se registrarem no site dando sua opinião sobre o produto ou inscreverem em sua lista, sem dúvida nenhuma as inscrições irão surgir e você poderá automatizar esta lista mandando promoções e divulgando quando há produtos novos no site.

Automação email

Automatizar e-mail marketing e trabalhar com estratégias de fluxo de trabalho, é muito importante, além disso você irá ganhar tempo e ter segurança no processo de envios. Eu recomendo o Get Response que já tem fluxos de carrinho abandonado, só para ilustrar, imagina ter que ficar enviando o email de caso a caso? Como você vai saber se alguém deixou de fechar a compra ou não? Você precisa ocupar seu tempo com estratégias e não no operacional.

Carrinho Abandonado (cupom de desconto)

Você já fez um levantamento de quantas pessoas entram em seu site de compra, adicionam produtos no carrinho e desistem?

Talvez provavelmente, você tenha que fazer uma análise em sua loja, entretanto uma forma de aumentar o seu ticket médio, é recuperando estes clientes que enchem o carrinho e não compram. Mas como fazer isso?

Utilize o Get Response ou outro serviço que envie um email para estas pessoas que não fecharam a compra. Mande um cupom de desconto para aquele pedido não finalizado e com validade de algumas horas. É mais ou menos algo como, ei volte e compre. Abaixamos o preço!

Compra Otimizada

Promova a compra otimizada para os seus clientes, ou seja, trabalhe com a opção de fechar o carrinho em um clique. Otimize o processo e acabe com páginas e campos do cadastro desnecessários. O quanto mais rápido o cliente fechar a compra e sem burocracia é melhor. Lembre-se que muitos acessam de celular ou não tem uma internet tão veloz. OTIMIZE!

Indicação

Ações de indique um amigo, onde ambos ganham desconto se a compra dos dois for efetuada, é muito importante. Por exemplo, você compartilha um produto na sua mídia social e se algum amigo comprar através deste link, ambos ganham descontos ou algum brinde da loja.  As indicações, por conseqüência, irão lhe ajudar no marketing boca a boca.

Ajude um amigo a saber como vender mais na internet, compartilhe este artigo.

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