Marketing de Guerrilha, é bom para minha empresa?
Saiba como conduzir seu marketing com poucos recursos financeiros.
Marketing de Guerrilha – Primeiro, vamos definir o que é Marketing! Muitas pessoas, ainda confundem a publicidade e propaganda, com o Marketing. Mas a ambas são apenas uma dás ferramentas utilizadas em marketing.
Então o que é marketing?
A melhor definição que achei até hoje para marketing, foi a seguinte:
Marketing é o negócio visto do ponto de vista do seu resultado final, ou seja do ponto de vista do cliente.
Peter Drucker
Então, seguindo desta afirmação, entendemos que marketing não é algo isolado e sim a soma de várias ações que irão formar o ponto de vista do cliente, perante ao seu produto ou empresa.
E o marketing de guerrilha?
Com o Marketing de Guerrilha, não poderia ser diferente. Aliás, no meu ponto de vista, ele é uma das ferramentas do marketing. Agora porque, as pessoas falam marketing de guerrilha ou não somente marketing?
O termo marketing de guerrilha, teve origem com Jay Conrad Levinson na década de 70, em seu livro sobre Marketing de Guerrilha. Levinson, tomou como base o marketing que já era conhecido, usado por grandes empresas e relatado em inúmeros livros de administração, porém acrescentou táticas de guerrilhas que lembravam os conceitos usados por vietnamitas na guerra do Vietnã. Onde um exército menor, com soldados teoricamente menos preparados, menos capacitados e com menor poder de fogo, ganharam dos EUA que tinha muito mais recursos, dinheiro e armas. A ideia do autor, era que pequenas empresas, sem recursos financeiro, com estratégia e com muita criatividade, pudessem combater grandes empresas que tinham muitos recursos em mídia.
Então o que é realmente o marketing de guerrilha?
Se pudesse resumir em apenas uma ideia, eu diria:
Marketing de Guerrilha é fazer mais com menos. Menos recursos e mais visibilidade.
Eu tenho uma empresa pequena, não tenho recursos, então meu marketing é de guerrilha?
Não necessariamente, isso vai depender do impacto e resultados de suas ações de marketing. Hoje, percebendo dessa estratégia de marketing de guerrilha, muitas empresas grandes e com muito recurso, acabaram adotando em seu mix de marketing as estratégias de guerrilha. Então, oeste tipo de marketing, não é uma exclusividade de pequenas empresas.
E o marketing de guerrilha, seria bom para minha empresa?
Marketing não é um evento, mas um processo. Ele tem um começo, um meio, mas nunca um final, pois ele é um processo. Você melhora, aperfeiçoa, e até interrompe, mas nunca para o processo completamente.Jay Conrad Levinson
Com certeza, se bem elaborado, seria uma ótima escolha. O marketing de guerrilha funciona de forma muito simples. Se você quiser aplicá-lo em seu negócio, você não precisa projetar um programa de marketing muito complicado. Apenas, ser fiel ao planejamento de sua ação. O objetivo por trás do marketing de guerrilha é divulgar sua empresa/produto com baixo custo, comparado a campanhas de marketing. Imagine o custo para uma grande empresa, gastando milhões de reais para lembrar milhares de clientes sobre sua marca. Isto, usando a publicidade convencional como ferramenta.
Com o marketing de guerrilha, você não precisa de um grande orçamento para lembrar o mesmo número de clientes em um curto espaço de tempo.
Basta uma ação criativa para que possa atrair os olhares de possíveis clientes e quem sabe gerar mídia espontânea em suas redes sociais.
A única questão é como você pode implementá-lo? Bom, cada ação depende do seu negócio ou produto. A criatividade é muito importante para o marketing de guerrilha, porque tem que ser algo impactante e que não pareça publicidade. Precisa pegar o consumidor de surpresa e inserir a ação de forma sutil em sua rotina do dia a dia. Tem que envolver as pessoas, prender a atenção delas e gerar uma vontade de compartilharem aquela sensação com seus amigos em suas redes sociais (mídia espontânea). Deixa de ser marketing de guerrilha quando a estratégia é muito comum, esperada e não captura a atenção do público. Para criar o marketing de guerrilha, pense sempre em uma ideia central de forma simples. E quando você pensa em uma maneira fácil, certifique-se de essa estratégia seja adequada ao seu produto ou serviço. Não fuja da relação com o produto.
O futuro do marketing de guerrilha é muito positivo. Na verdade, é o futuro do marketing, já que os consumidores estão imunes a propagandas e as empresas sempre buscando opções de baixo custos. O marketing digital, também é um tipo de marketing de guerrilha, só que agora é muito popular entre os empreendedores modernos. Para se destacar, você precisa ser criativo e diferente.
Para ajudá-lo em seu processo de criação, deixo aqui o link de algumas ideias de marketing de guerrilha para abrir sua mente.