O Marketing e a Comunicação
Muitos confundem Marketing com Comunicação/Propaganda, para aqueles que têm dificuldade para distinguí-los, é fundamental explicar que Comunicação/Propaganda é apenas um elemento do Marketing, mas assim como os outros merece uma consideração especial. Para começo de conversa, o que seria uma boa Comunicação? Sem dúvida é aquela que cumpre rigorosamente 04 aspectos básicos, porém fundamentais para o processo. O primeiro diz respeito à necessidade de chamar a atenção ou prendê-la de forma a fazer com que faça valer o segundo aspecto que é gerar o interesse. Já o terceiro deve despertar o desejo e o quarto é último induzir a pessoa a ação. Muito melhor se tudo isso, for comunicado com muita criatividade, que aliás será sempre bem-vinda, quando não até premida.
Para ressaltar o papel da comunicação lembrei-me de um velho ditado que diz: “mulher bonita que não sai na janela, não casa”. Resumindo não basta ter um excelente produto e/ou serviço é necessário comunicá-lo, distribuí-lo e ainda ofertá-lo por um preço competitivo ao público a quem ele se destina.
O fator Comunicação, passa invariavelmente, pelas características do público a que se pretende atingir e pelo destino e resultado esperados do produto e/ou serviço comunicado. Portanto, ele assume contornos diferentes conforme os objetivos aos quais o produto foi concebido. Dessa forma, não devemos achar que existe uma receita de bolo válida para todos os produtos, contudo o seu propósito não muda, ou seja, os princípios básicos de uma Comunicação efetiva devem ser mantidos, as alterações ficam por conta do formado a ser comunicado esses valores, de forma que possam ser compreendidos pelo público-alvo a que se destinam.