Redes sociais, aprenda como gerenciar
Redes Sociais
Como usar as redes sociais da forma correta?
Acredito que sempre falaram para você utilizar e abusar das redes sociais, principalmente do facebook, linkedin e instagram. Isso porque milhões de pessoas utilizam as tais das redes sociais, e com um orçamento apertado ou até mesmo sem nenhuma verba é possível que você consiga atingir um grande número de pessoas.
Mas o que você não sabe ou não falaram sobre as redes sociais, é que talvez sua estratégia esteja errada. Com certeza, você deve estar pensando em cadastrar sua empresa nas principais redes sociais, postar propagandas, promoções e acompanhar tudo que acontece e comentam sobre você ou sua empresa. Acredito que a sua estratégia, possa ser replicar nas redes sociais, tudo que sai no seu blog ou até mesmo aquela super promoção que você acha que as pessoas querem ver.
Se coloque no lugar do cliente, imagina seguir as redes sociais de uma empresa que só coloca preços e ofertas, ou uma homenagem de algum dia especial que ninguém lembra, somente o “seu marketing”.
Outra estratégia adotada, é replicar o mesmo conteúdo do blog, no facebook, instagram, google plus, e-mail marketing e assim vai. Se já foi chato receber a oferta por e-mail, imagina ver isso em todas as suas redes sociais? Você realmente acha que o cliente vai gostar de te seguir ou interagir com sua empresa?
Cada rede social, tem o seu jeito de trabalhar, e não é replicando o mesmo conteúdo em todas as redes sociais que irá fazer seu negócio prosperar.
A primeira coisa que você não sabia e ninguém lhe contou, é que mídias como facebook, twitter, linkedin e instagram, bloqueiam links que façam o usuário sair do site deles. Se você postou um super artigo do seu blog ou link para aquela promoção imperdível no seu site, com toda certeza ela não irá aparecer no feed das pessoas. E se aparecer, será muito baixo, talvez uma entrega de 5% para o seu feed de seguidores. A menos que você patrocine este post com o intuito de levar o visitante até seu site.
Se você optar por esta ação de visita ao seu site, você apenas terá sucesso com o patrocínio do link. Caso contrário, a rede social em questão, não irá entregar seu post no feed das pessoas. Eles não querem que o visitante saia do site deles.
Noto que muitos empreendedores, deixam de lado a estratégia das redes sociais e dão se por satisfeito com somente a postagem de promoções, eventos e institucional da empresa. E muitas vezes este serviço é incumbido a pessoas ou empresas terceiras sem experiência, que não entendem do produto do cliente e optam somente por replicar a mesma informação em todas as redes sociais do cliente.
Não misture trabalho com vida pessoal
Observo muitos profissionais liberais (coach, médico, advogado, arquiteto, dentista, nutricionista) e também autônomos, misturarem suas mídias sociais pessoais com as de trabalho. Vejo casos de contas no twitter, facebook, linkedin e instagram, involuntariamente divulgando fotos daquele churrasco de família, posicionamento politico e até aquela paixão pelo time de futebol. O que percebo, é que estão misturando as coisas e de certa forma, não há limites para mostrar sua vida pessoal e acaba-se afastando pessoas/clientes que pensavam diferente de você. Já ouviu aquele ditado que diz: Religião, política e futebol não se discute? Pois é, acredito que expondo pontos delicados e abrindo muito a sua vida pessoal/familiar e que não têm ligação com o seu trabalho, você acaba se sabotando, pois a pessoa que tem opinião contrária, talvez não consiga aceitar ou criar um vínculo com a sua imagem profissional e não te reconheça como autoridade no assunto, pois você é o contrário ao gosto e opiniões dela. Se você tem muitas opiniões pessoais contrárias a dela, a mente deste seguidor já bloqueia para qualquer outra mensagem profissional que você tente enviar afim de atrai-la. É como se a pessoa pegasse birra de você e se fechasse para aquilo que é dito na sua rede social. A mente manda a seguinte mensagem: “Como ele torce para o time B ou tem uma posição politica do partido A, não compactuo com as mesmas ideias dele e tudo que ele diz sou contrário”.
Há 15 anos atras, eu trabalhei no departamento de marketing de uma das três maiores distribuidoras de TI do país. E na época existiam duas grandes concorrentes sul coreanas que estavam ganhando força no mercado brasileiro. As duas marcas, resolveram então patrocinar dois times rivais do futebol paulista. Essa estratégia, foi muito boa para as marcas que ganharam visibilidade com o patrocínio, porém na distribuidora notamos que pessoas que compravam a marca que patrocinava o rival do time dele, deixaram de consumir os produtos do tal patrocinador rival e vice e versa. Acabou se trazendo a rivalidade dos campos, para o consumo das marcas.
Quando a sua marca é você, eu lhe aconselho a não ter redes sociais pessoais e somente contas profissionais. Comportar-se somente de maneira adequada e sem mostrar seus momentos íntimos (fotos com cerveja, churrascos familiares, sem camisa, decotes e etc). Mostrar os bastidores da sua vida, é importante. Mas com limitas. Quando seu nome é uma marca, deve se portar como uma empresa, e usar ferramentas como Facebook, linkedin e Instagram apenas em caráter institucional.
Trabalhe cada rede social da forma adequada
Trabalhe suas mídias, porém de forma profissional. Tenha postura, não envie correntes ou vídeos engraçados para seus clientes por whatsapp. Evite publicar somente propagandas suas, publique conteúdo e materiais que você possa contribuir para o crescimento das pessoas. Quem curte suas mídias está atrás de algum benefício, não somente de te conhecer. Lembre-se, você é sua marca. Então utilize cada mídia da forma que tem que ser. Não replique o mesmo conteúdo nos 4 cantos da internet. O facebook tem uma linguagem e tipo de postagem diferente do linkedin, que é diferente do instagram, do twiter, do G+ e assim vai. Monte um planejamento e tenha sempre uma programação diferente para cada canal. O importante é ter qualidade e frequência de publicação para o seu nicho.
Como trabalhar cada rede social?
Vou listar algumas ideias de tipos de postagens para cada rede social, que poderão ter mais engajamento se trabalhados corretamente.
Você pode trabalhar com citações, dicas, perguntas, memes, assuntos do momento, infográficos, imagens, vídeos e chamadas para ação. Abuse de vídeos e imagens. Forneça conteúdo de qualidade para o seu público. Veja o que irá agregar no dia a dia do seu cliente, com este conteúdo.
Abuse de stories e vídeos com legendas. Seja ativo nesta mídia e interaja com outras contas que tenham o mesmo assunto e nicho que o seu. Mude o nome do seu perfil para o seu assunto principal. Isso lhe ajudará quando alguém fizer uma busca do tema que você é autoridade. Você também pode trabalhar com frases de motivação pela manhã e pedir para que as pessoas marquem um amigo. Isso lhe ajudará a criar maior interações. Trabalhe com perguntas, mostre os bastidores do seu trabalho, mostre seus produtos ou vídeos de seus serviços. Use textos animados.
YouTube
Se você optar por produção de vídeos, pense em produzir conteúdo original e que irá fazer a diferença na vida das pessoas. Forneça aprendizado grátis ou entretenimento de qualidade, dependendo do seu nicho e proposta de trabalho. Caso você seja um profissional de coach, entregue dicas e conteúdo que ajude seu possível publico. Não existe problema em fornecer uma pequena amostra grátis do seu trabalho.
Participe de grupos de discussão relacionados ao seu nicho e serviço. Seja ativo e demonstre autoridade no assunto. Opte também, por criar uma lista de transmissão com os seus clientes. Divulgue conteúdo em áudio, vídeo e imagens.
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E como gerenciar minhas redes sociais?
Tenha uma programação
Utilize uma tabela para controlar a data, tipo de postagem e qual mídia você irá postar. Siga um calendário e organize suas postagens.
Utilize as ferramentas certas
Não adianta cadastrar sua empresas em quase todas as redes sociais e replicar o mesmo conteúdo em tudo. Aconselho que você trabalhe com menos mídias, porém dê mais qualidade as suas postagens. Não precisa estar em todas, mas dê foco nas mais importantes de acordo com o seu serviço/produto.
Faça análises
Utilize ferramentas de análises para cada mídia e site. Analise os dados, veja os melhores horários de postagens para cada mídia e programe seus posts. É muito importante saber o melhor horário para cada tipo de postagem e rede social que você está usando, isso lhe ajudara nas interações e maior entrega do conteúdo.
Seja Ativo e Tenha Constância
Não adianta participar de uma rede social, se você não publicar sempre. Através de suas análises de postagem, programe o seu calendário de posts e seja ativo. Não fique muito tempo sem publicar ou sem uma regra de postagem. Opte sempre por postar nos dias e horários escolhidos, não deixe para fazer isso quando a vontade surgir.
Responda Rápido
Seja rápido nas respostas dos comentários de suas postagens ou mensagens diretas em suas redes sociais. Normalmente um problema ou a venda pode ser feitas em instantes. A pessoa que comentou, espera uma interação rápida e eficiente sobre a dúvida ou questionamento dela.
Não seja um sem noção
Não trabalhe com respostas prontas ou responda de forma agressiva em suas redes sociais. Lembre-se que não adianta você justificar algo ou querer convencer o cliente que ele está errado. Use sempre o método SOCOCO – Sorria, concorde e contorne a situação.
O mais importante, é sempre ter bom senso sobre suas postagens e conhecer bem o produto e serviço que está sendo divulgado. Hoje com a internet, as coisas estão mais rápidas e dinâmicas. Por isso é muito importante que você esteja preparado para trabalhar desta maneira.
Boa sorte em sua jornada.
Poste suas dúvidas no comentário que terei o prazer em ajudar.
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